terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ONG Alquimia

A Alquimia, é uma Organização Não governamental, sem fins lucrativos, comprometida a oferecer às crianças em situação de risco do bairro Jardim Aeroporto e adjacências a possibilidade de ter uma vida digna e de construir o seu próprio futuro, a partir de uma educação de qualidade.

Baseada nos princípios da pedagogia Waldorf, que tem como objetivo fundamental o desenvolvimento integral das crianças assistidas, proporcionando atividades educacionais, artísticas, musicais e Lúdicas adequadas para cada faixa etária.

Histórico

Fundada em 25 de fevereiro de 2002, pela iniciativa de pessoas físicas preocupadas com o aumento de Comunidades faveladas ao entorno da recente construção da Avenida Águas Espraiadas, atual, Avenida Jornalista Dr. Roberto Marinho.

A sociedade civil organizada achou de suma importância desenvolver atividades sociais nos canteiros de obras abandonadas pelas empreiteiras que executaram as obras e serviços da atual Avenida Jornalista Dr. Roberto Marinho, acolhendo crianças em estado de vulnerabilidade social (risco eminente de crianças e jovens ingressarem no mundo das drogas, prostituição, marginalidade, maus tratos, etc).

Esta iniciativa foi mantida financeiramente pelos primeiros dois anos com recursos provenientes do abandono de materiais de construção no canteiro de obras que hoje serve como sede da ONG Alquimia, o que possibilitou o funcionamento da instituição nos seus primeiros anos, enquanto voluntários ofereciam o seu tempo para desenvolver atividades sociais e recreativas.

No início de 2004, pela iniciativa de mães apoiadas pelo corpo docente da Escola Waldorf Rudolf Steiner, foi dado um importante passo para à interação dos jovens do Ensino Médio, munidos das ferramentas sociais que a Pedagogia Waldorf proporciona a fim de colocar na prática os ensinamentos com as crianças do Projeto Alquimia.

Esta verdadeira “alquimia” deu impulso para a formação do Grupo “Lapidário” de Jovens da Escola Waldorf Rudolf Steiner, aqueles que têm o impulso e o dom de “lapidar” seres humanos, no caso, as crianças da Alquimia.




Até o Inicio de 2007, a ONG Alquimia funcionava somente como local de encontro das crianças da comunidade ao redor, onde aconteciam atividades recreativas e recebiam um lanche intermitentemente.

Até que uma mãe do Grupo Lapidário(Daisy Ventre) decidiu abraçar a causa da ONG Alquimia e a assumiu junto à uma nova diretoria.

A partir dos esforços dessa nova diretoria a Associação Pedagógica da Escola Waldorf Rudolf Steiner passou a ser nossa parceira e principal mantenedora.

Com esse apoio a ONG Alquimia chegou no formato que a mesma funciona hoje, onde mais de 100 crianças são atendidas, divididas em salas de Jardim e Contra Turno.




Nos últimos anos estamos batalhando para a melhoria de nosso espaço, conseguimos conquistar uma nova sala de jardim, refeitório, espaço terapêutico, e a sala multiuso, (onde ocorrem reuniões, aula de euritmia e trabalhos manuais).

Buscamos recursos para fazer ainda mais, e deixar nosso espaço mais adequado e completo para que cuidemos de nossas crianças da melhor maneira possível.

Jardim

No Jardim de Infância a criança de 3 a 6 anos, se relaciona com o mundo pela imitação. A criança do Jardim tem suas atividades estruturadas de forma rítmica e regular: a uma atividade de concentração sucede-se outra de expansão, todos os dias na mesma sequência, variando os conteúdos de acordo com os dias da semana. O ritmo das estações também é vivenciado, ligando-o aos ritmos das festas anuais como: outono - Páscoa; inverno - São João; primavera - Micael; verão - Natal. Assim a criança vai adquirindo noções de tempo e espaço com total naturalidade.

O brincar, nesta fase, é a maneira com a qual a criança entra no mundo que a cerca. É a forma natural de descobrir o mundo e um importante exercício para todo o seu desenvolvimento, seja motor, cognitivo ou social. Nesta fase, ela é pura vivência e movimento, experimentando as leis do mundo circundante, sem fazer conceitos lógicos.

Nesta faixa etária, a criança ainda não tem a conquista do pensar conceitual, estruturado por representações mentais. Intelectualizá-la nesta fase é violentar o processo, é roubar energias que estão voltadas para o crescimento do corpo físico e transferi-las para o intelecto, trazendo problemas que só serão sentidos, muitas vezes, numa fase madura do ser humano.

Para o desenvolvimento das atividades da Educação Infantil são utilizadas: cera de abelha para modelagem, giz de cera colorido para desenhos, aquarela para introduzir a criança ao mundo das cores, lã para trabalhos manuais, euritmia para fortalecer o trabalho rítmico, kântele, que é um instrumento musical pentatônico, próprio desta faixa etária, versos músicas para desenvolver o vocabulário, contos de fadas para que sejam trabalhadas grandes verdades e conceitos através de imagens. Além disso, as salas são organizadas de modo a se assemelharem ao próprio ambiente familiar, com brinquedos simples que favorecem o despertar e o desenvolvimento da fantasia.

Os nossos professores para essa faixa etária seguem os preceitos da pedagogia Waldorf, com grande força de trabalho interno e autoeducação, pois a criança até os 7 anos não aprende através de aulas ou conceitos, mas sim pela imitação dos adultos que a rodeiam.



Contra Turno

No Contra Turno, o trabalho é baseado nos sentimentos que afloram e são eles os fatores de aprendizagem que devem ser considerados.


Como o pensar, o sentir e o querer devem ser igualmente desenvolvidos, os elementos científicos, artísticos e morais são reunidos para estimular pensamentos claros, sentimentos ricos e responsabilidade no atuar.

O ritmo escolar acompanha o ritmo da vida: ao iniciar o dia, todas as classes desenvolvem um trabalho denominado “Ritmo Inicial”, que acorda energias e forças necessárias à aprendizagem da criança: verso da manhã, alongamento, trabalho corporal , exercícios rítmicos, arte da fala e euritmia. Criando assim uma nova receptividade ao ensino no período denominado “aula principal”. Nesta é desenvolvido o ensino dos conteúdos curriculares trabalhados em unidades chamadas “épocas”. Esta forma de ensino tem por finalidade mergulhar inteiramente nos conteúdos da mesma e a ligando aos outros conteúdos da vida, integração e abrangência. As épocas duram cerca de quatro semanas, após uma segue-se outra, de matéria diferente. Quando, após algum tempo, a matéria é retomada, o conteúdo revive com maior intensidade na memória da criança



Localização



Rua Carlos Pinto Alves, 349 – 04630-032 – Jardim Aeroporto - São Paulo
Telefone: +55 11 5034 1628
E-Mail: alquimiaong@ig.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário